PROJETO – MINI GRUPO II A - 2013
Educadora: Rita
Nome do Projeto: Cultivando
a amizade
Definição do Tema: Identidade através da amizade, dos sentidos e do respeito à
diversidade.
Apresentação: De
acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a
identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas
físicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. Saber identificar gostos,
reconhecer limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde o nascimento
até o final da vida de cada ser humano. Porém toda essa construção não se faz
sozinha, ela é influenciada pela sociedade, família e cultura. E a escola tem
um papel essencial nesse contexto.
Justificativa: A construção da identidade se dá por meio das
interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um
universo social diferente do da família, favorecendo novas interações,
ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A
autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos
em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as
particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades,
aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a
construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como
de uma autoimagem positiva.
Objetivos: Conhecer
a própria história e se reconhecer como parte integrante da sociedade.
-
Trabalhar a identidade
-
Conhecer as letras do próprio nome e dos nomes dos colegas de sala.
-
Concientizar sobre o valor da amizade, respeito, tolerância, companherismo. Trabalho
em equipe, seguir regras e normas.
Abrangência: Matemática,
linguagem oral e escrita, artes, música, educação do movimento, natureza e
sociedade, brincar.
Disseminação: 1°Tematica Fevereiro:
Cultivando a amizade
Objetivo: Conhecer a si e aos amigos, cultivar
bons atos que nos auxiliem em uma melhor convivência entre seus familiares,
colegas e principalmente no convívio escolar, valorizando a importância de
cultivar amigos dentro e fora da escola.
Produto Final:
Cartaz construido coletivamente sobre o valor da amizade.
2°Tematica Março: Respeitando e convivendo com as diferenças/
cinco sentidos
Objetivo:
Conscientizar sobre nosso corpo e como é bom ter todos os sentidos e lembrar
que tem pessoas com deficiências diversas que precisam ser respeitadas e
inseridas na sociedade como um todo. Discutiremos mobilidade, citaremos
instituições como AACD e faremos uma visita à AACD.
Produto Final:
Faremos um Livro de texturas Construido coletivamente para presentear as
crianças da AACD com a intenção de partilhar experiências.
3°Tematica
Abril: Respeito à diversidade cultural
Objetivo: Respeito à diversidade cultural das diversas regiões do
Brasil, Proporcionar às crianças que conheçam um pouco das diferentes culturas.
Favorecendo o desenvolvimento da tolerancia ao diferente e reforçando a
autoestima e identidade de cada um.
Produto Final: Faremos um cartaz coletivo sobre a diversidade cultural
com o mapa do Brasil dividido em regiões e costumes regionais.
Etapas: Roda
de conversa
-
Conheceremos nossos nomes e dos amigos
-
Registro do tamanho de nossa familia
- A
trabalharemos a importancia da amizade e de ajudar aos amigos
-
Auto retrato
-Leitura
e escrita
-
Escrita do nome
-
Expansão de vocabulário atraves de histórias
-Respeito
ao próximo
-Construindo
livro de texturas
-Ampliando
nosso vocabulário atraves de histórias de diferentes regiões
Recursos:
-
Sulfite, cartolina, tinta, lápis de cor e de escrever, caneta hidrográfica,
Papel de dobradura, cola, papel pardo para nosso produto final do primeiro mês
para a contrução de um cartaz coletivo. Papel cartão várias cores, bucha, lixa,
serragem, feijão, arroz, durex colorido, lã para nosso livro de texturas.
Envolvimento: Envolver
a familia na pesquisa para trabalhar as letras do nome com ajuda de recortes.
Envolver
a familia ao falar dos costumes regionais, Os pais poderão enviar a creche objetos,
livros, relatos de sua cultura.
Intervenções: A
intervenção ocorrerá, a todo o momento e em todo o processo, desde o início até
as atividades propostas, observando as crianças, interagindo e participando,
respeitando as diferentes capacidades e interações de cada um.
Avaliação: A
avaliação ocorrerá de forma constante e diária, observando a evolução de cada
um dos alunos.
Resultados esperados: A
expectativa é que a criança conheça a sua própria identidade, E se reconheça
como parte integrante da sociedade e que respeite seus amigos e professores e
que amplie seus conhecimentos.
Resultados
Obtidos:
Cartaz construido coletivamente sobre o valor
da amizade.
Livro de texturas Construido coletivamente
para presentear as crianças da AACD com a intenção de compartilhar
experiências.
Cartaz coletivo sobre a diversidade cultural
com o mapa do Brasil dividido em regiões e costumes.
Referências Bibliográficas: A
paixão de conhecer o mundo Autora: Madalena Freire; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil http://www.apoioescola.com.br
Reviista
Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/
Bogs -http://blogcantinhodadeia.blogspot.com.br;
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br; http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br.
Produto
Final: Cartaz construido coletivamente sobre o valor
da amizade; Livro de texturas Construido coletivamente para presentear as
crianças da AACD com a intenção de compartilhar experiências.
Cartaz coletivo sobre a diversidade cultural com
o mapa do Brasil dividido por regiões e costumes
Nenhum comentário:
Postar um comentário