sábado, 16 de março de 2013

Meu projeto trimestral o primeiro do ano


PROJETO – MINI GRUPO II A - 2013

Educadora: Rita
Nome do Projeto: Cultivando a amizade
Definição do Tema: Identidade através da amizade, dos sentidos e do respeito à diversidade.

Apresentação: De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas físicas, emocionais e comportamentais dos indivíduos. Saber identificar gostos, reconhecer limites, conhecer-se, são ações que se iniciam desde o nascimento até o final da vida de cada ser humano. Porém toda essa construção não se faz sozinha, ela é influenciada pela sociedade, família e cultura. E a escola tem um papel essencial nesse contexto.

Justificativa: A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem             positiva.

Objetivos: Conhecer a própria história e se reconhecer como parte integrante da sociedade.
- Trabalhar a identidade
- Conhecer as letras do próprio nome e dos nomes dos colegas de sala.
- Concientizar sobre o valor da amizade, respeito, tolerância, companherismo. Trabalho em equipe, seguir regras e normas.

Abrangência: Matemática, linguagem oral e escrita, artes, música, educação do movimento, natureza e sociedade, brincar.

Disseminação: Tematica Fevereiro: Cultivando a amizade
 Objetivo: Conhecer a si e aos amigos, cultivar bons atos que nos auxiliem em uma melhor convivência entre seus familiares, colegas e principalmente no convívio escolar, valorizando a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola.
Produto Final: Cartaz construido coletivamente sobre o valor da amizade.
2°Tematica Março: Respeitando e convivendo com as diferenças/ cinco sentidos
Objetivo: Conscientizar sobre nosso corpo e como é bom ter todos os sentidos e lembrar que tem pessoas com deficiências diversas que precisam ser respeitadas e inseridas na sociedade como um todo. Discutiremos mobilidade, citaremos instituições como AACD e faremos uma visita à AACD.
Produto Final: Faremos um Livro de texturas Construido coletivamente para presentear as crianças da AACD com a intenção de partilhar experiências.
3°Tematica Abril: Respeito à diversidade cultural
Objetivo: Respeito à diversidade cultural das diversas regiões do Brasil, Proporcionar às crianças que conheçam um pouco das diferentes culturas. Favorecendo o desenvolvimento da tolerancia ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.
Produto Final: Faremos um cartaz coletivo sobre a diversidade cultural com o mapa do Brasil dividido em regiões e costumes regionais.

Etapas: Roda de conversa
- Conheceremos nossos nomes e dos amigos
- Registro do tamanho de nossa familia
- A trabalharemos a importancia da amizade e de ajudar aos amigos
- Auto retrato
-Leitura e escrita
- Escrita do nome
- Expansão de vocabulário atraves de histórias
-Respeito ao próximo
-Construindo livro de texturas
-Ampliando nosso vocabulário atraves de histórias de diferentes regiões

Recursos:
- Sulfite, cartolina, tinta, lápis de cor e de escrever, caneta hidrográfica, Papel de dobradura, cola, papel pardo para nosso produto final do primeiro mês para a contrução de um cartaz coletivo. Papel cartão várias cores, bucha, lixa, serragem, feijão, arroz, durex colorido, lã para nosso livro de texturas.

Envolvimento: Envolver a familia na pesquisa para trabalhar as letras do nome com ajuda de recortes.
Envolver a familia ao falar dos costumes regionais, Os pais poderão enviar a creche objetos, livros, relatos de sua cultura.

Intervenções: A intervenção ocorrerá, a todo o momento e em todo o processo, desde o início até as atividades propostas, observando as crianças, interagindo e participando, respeitando as diferentes capacidades e interações de cada um.

Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma constante e diária, observando a evolução de cada um dos alunos.
Resultados esperados: A expectativa é que a criança conheça a sua própria identidade, E se reconheça como parte integrante da sociedade e que respeite seus amigos e professores e que amplie seus conhecimentos.
Resultados Obtidos:
 Cartaz construido coletivamente sobre o valor da amizade.
 Livro de texturas Construido coletivamente para presentear as crianças da AACD com a intenção de compartilhar experiências.
 Cartaz coletivo sobre a diversidade cultural com o mapa do Brasil dividido em regiões e costumes.




Referências Bibliográficas: A paixão de conhecer o mundo Autora: Madalena Freire; Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil http://www.apoioescola.com.br
Reviista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/ Bogs -http://blogcantinhodadeia.blogspot.com.br; http://wata-eh-legal.blogspot.com.br; http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br.

Produto Final: Cartaz construido coletivamente sobre o valor da amizade; Livro de texturas Construido coletivamente para presentear as crianças da AACD com a intenção de compartilhar experiências.
Cartaz coletivo sobre a diversidade cultural com o mapa do Brasil dividido por regiões e costumes

Nenhum comentário:

Postar um comentário