domingo, 13 de dezembro de 2009

O Fantástico Mistério de Feiurinha

O Fantástico Mistério de Feiurinha

O fantástico mistério de Feiurinha (1986) – Editora FTD

Este livro começou a nascer sem o personagem que o intitula. Minha idéia era reviver as histórias de fadas, discutindo as grandes heroínas após do fim de suas histórias, de modo a mostrar a importância desse tipo de literatura na formação de cada um de nós. Aos poucos, porém, a personagem Feiurinha apareceu, impôs-se e… tomou o livro! Mais ou menos como o que aconteceu com o Velho Santinho em Na colméia do inferno.

De especial mesmo, eu creio que há neste livro três aspectos. Em primeiro lugar está sua estrutura, como se ele fosse um livro antes do livro, com sua organização em capítulos que vêm antes do primeiro capítulo. Em seguida, temos a fábula de Feiurinha, que eu montei com o máximo de clichês extraídos de todas as histórias da carochinha: bruxas, príncipe, transformações, heroína pobre, linda e infeliz, a idéia bíblica do Rei Salomão etc. E, por último, está a discussão da importância do leitor em relação à Literatura. Como eu disse, um livro não existe se não houver leitores para ele; um autor nada é, se não houver pessoas dispostas a ler o que ele escreve. Feiurinha é um sucesso de público e de crítica, tendo recebido o Prêmio Jabuti de 1986.

Um comentário:

  1. Quero que (nome da pessoa amada) esteja neste momento pensando em mim (seu nome), querendo a todo custo estar ao meu lado, querendo me ver, me abraçar e me beijar. Que os olhos de (nome da pessoa amada) me vejam e me desejem, que sua boca sinta muita vontade de me beijar e que sua mente só tenha minha presença que ele não consiga estar longe de mim. assim que esta oração for publicada (nome da pessoa amada) não me tirará do seu pensamento um só instante e vai me procurar. Em nome de Deus

    ResponderExcluir