Somos
sujeito através das relações
A relação entre a mãe e o bebé é
incrivelmente importante na formação do sujeito desde sua concepção e por toda
a sua vida, Se falarmos de um bebé desejado, e com todas as suas funções na
normalidade chegaremos à conclusão que o desenvolvimento se dará de acordo com
a energia e investimento daquela mãe do pai e posteriormente da familia, o
quanto eles esperaram deste bebé, o que representa naquele meio, e
posteriormente como será lida toda essa informação pelo bebé e como isso
afetará a sua formação como sujeito.
Claro que hoje em dia existem vários
modelos de familia, mas mesmo tendo quem te acolha a formação deixa a desejar,
quem não tem aquela mãe ou aquele pai, está sempre buscando algo em sua
formação, as pessoas no geral são complexas e mal resolvidas com seus conflitos
internos, medos, incerteças, inseguranças, com a propria projeção que os outros
esperam.
Cada pessoa é única e vai desenvolver
de acordo com sua visão de mundo, tem crianças com menos estimulos que acabam
virando sobrevieventes e desenvolvem mais habilidades que outras, pois sabem
que não terão ajuda ,têm outras que recebem muito mais e se sentem protegidas e
sentem menos necessidade de defesa, quando olhamos alguem é dificil entender os
porques sem avaliar o todo.
O que para alguns é importante para
outros não tem o menor significado, tudo depende do ponto de vista, que é muito
individual.
Se pensarmos em uma criança que nasce
em um lar desestruturado, com pessoas confusas, desorganizadas isso já será um
fator a perder nesta formação, ou com problemas fisicos ou mentais, já
entraramos em um campo mais delicado, pois além de suas complexas emoções, que
é proprio do ser humano ainda teremos que ver as superações deste sujeito, a
sua familia, os recursos, o potencial para desenvolver habilidades.
Hoje a educação inclusiva é bem discutida,
não funciona como deveria mais pelo simples fato de ter leis e de ser discutida
e de haver muito mais estudos sobre o tema acredito que esta caminhando para o melhor,
pois a educação no País ainda é atrassada se pensarmos em 100 anos de educação
não se mudou tanto assim, tanto que a escola não está fisicamente preparada
para receber um cadeirante, entre outras pessoas com outras necessidades. O
professor não tem preparo também para receber estes alunos e dar o que precisam,
já não temos para dar as crianças ditas normais, Isso tudo afeta a formação do
ser humano e seu potencial, a falta de oportunidades e investimentos.
Através das teorias
de Vygotsky entendemos que a aprendizagem e linguagem
são indissociáveis. São muitas as formas de comunicação verbal e não verbal,
olhares, gestos, movimentos e através da
interação de uns com os outros e com o mundo. Através destas relações se da à
aquisição do conhecimento.
Somos frutos do meio que vivemos, e esse fato influência diretamente em nossa
aquisição de linguagem e na formação do sujeito.
Encontramos muitas distorções na educação, na educação infantil é
construtivista, ensinamos as crianças a ser autonomas a pensar, a construir seu
conhecimento a perguntar, participar, trabalha-se o lúdico em todas as suas formas,
chegando ao primeiro ano coloca-se uma criança atrás da outra e não se deixa
que abram a boca e não é mais gostoso e nem criativo. Muitas vezes chato e repetitivo.
Não da para separar o profissional do pessoal, passamos sim para os
alunos conceitos que estão enraizados em nosso intimo, que foi como aprendemos.
Precisamos nos reconstruir diariamente tendo sempre em mente que evoluir
é preciso e refletir sobre a prática educativa todos os dias para gerar
melhores profissionais.
Bibliografia
Texto: A Formação do Sujeito como Ser de Relações
Acessado em 30/03 ás 08h25min
Psicanálise e desenvolvimnto infantil
Autor: Alfredo Jerusalisky e colaboradores
Coleção: Letra Psicanalitica
Edição: Artes e Oficios, Porto Alegre 2010.
Obs: Ainda não entreguei talvez ainda mude algo neste trabalho ,mas acho que o espirito é esse .
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