sábado, 30 de março de 2013

Trabalho Pós Aspectos Neuropsicologicos do desenvolvimento I


Somos sujeito através das relações
A relação entre a mãe e o bebé é incrivelmente importante na formação do sujeito desde sua concepção e por toda a sua vida, Se falarmos de um bebé desejado, e com todas as suas funções na normalidade chegaremos à conclusão que o desenvolvimento se dará de acordo com a energia e investimento daquela mãe do pai e posteriormente da familia, o quanto eles esperaram deste bebé, o que representa naquele meio, e posteriormente como será lida toda essa informação pelo bebé e como isso afetará a sua formação como sujeito.
Claro que hoje em dia existem vários modelos de familia, mas mesmo tendo quem te acolha a formação deixa a desejar, quem não tem aquela mãe ou aquele pai, está sempre buscando algo em sua formação, as pessoas no geral são complexas e mal resolvidas com seus conflitos internos, medos, incerteças, inseguranças, com a propria projeção que os outros esperam.
Cada pessoa é única e vai desenvolver de acordo com sua visão de mundo, tem crianças com menos estimulos que acabam virando sobrevieventes e desenvolvem mais habilidades que outras, pois sabem que não terão ajuda ,têm outras que recebem muito mais e se sentem protegidas e sentem menos necessidade de defesa, quando olhamos alguem é dificil entender os porques sem avaliar o todo.
O que para alguns é importante para outros não tem o menor significado, tudo depende do ponto de vista, que é muito individual.
Se pensarmos em uma criança que nasce em um lar desestruturado, com pessoas confusas, desorganizadas isso já será um fator a perder nesta formação, ou com problemas fisicos ou mentais, já entraramos em um campo mais delicado, pois além de suas complexas emoções, que é proprio do ser humano ainda teremos que ver as superações deste sujeito, a sua familia, os recursos, o potencial para desenvolver habilidades.
Hoje a educação inclusiva é bem discutida, não funciona como deveria mais pelo simples fato de ter leis e de ser discutida e de haver muito mais estudos sobre o tema acredito que esta caminhando para o melhor, pois a educação no País ainda é atrassada se pensarmos em 100 anos de educação não se mudou tanto assim, tanto que a escola não está fisicamente preparada para receber um cadeirante, entre outras pessoas com outras necessidades. O professor não tem preparo também para receber estes alunos e dar o que precisam, já não temos para dar as crianças ditas normais, Isso tudo afeta a formação do ser humano e seu potencial, a falta de oportunidades e investimentos.
Através das teorias de Vygotsky entendemos que a aprendizagem e linguagem são indissociáveis. São muitas as formas de comunicação verbal e não verbal, olhares, gestos, movimentos e através da interação de uns com os outros e com o mundo. Através destas relações se da à aquisição do conhecimento.
             Somos frutos do meio que vivemos, e esse fato influência diretamente em nossa aquisição de linguagem e na formação do sujeito.

Encontramos muitas distorções na educação, na educação infantil é construtivista, ensinamos as crianças a ser autonomas a pensar, a construir seu conhecimento a perguntar, participar, trabalha-se o lúdico em todas as suas formas, chegando ao primeiro ano coloca-se uma criança atrás da outra e não se deixa que abram a boca e não é mais gostoso e nem criativo. Muitas vezes chato e repetitivo.
Não da para separar o profissional do pessoal, passamos sim para os alunos conceitos que estão enraizados em nosso intimo, que foi como aprendemos.
Precisamos nos reconstruir diariamente tendo sempre em mente que evoluir é preciso e refletir sobre a prática educativa todos os dias para gerar melhores profissionais.


Bibliografia

Texto: A Formação do Sujeito como Ser de Relações
Acessado em 30/03 ás 08h25min

Psicanálise e desenvolvimnto infantil
Autor: Alfredo Jerusalisky e colaboradores
Coleção: Letra Psicanalitica
Edição: Artes e Oficios, Porto Alegre 2010.


Obs: Ainda não entreguei talvez ainda mude algo neste trabalho ,mas acho que o espirito é esse .

Nenhum comentário:

Postar um comentário