sábado, 30 de março de 2013

trabalhinhos da Pós vou publicar alguns derepente ajuda alguem



Atendimento Psicopedagogico I - Educação Psicomotora



A partir dos estudos em sala de aula e de alguns artigos e livros que serão anexados na bibliografia compreendemos que a psicomotricidade estuda o desenvolvimento corporal, como um conjunto indissociável, através de uma pirâmide, sendo seus pilares Motricidade, Afetividade, e o Cognitivo esses pilares precisam estar em harmonia para um bom desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
A Psicomotricidade está ligada a concepção de movimento organizado e integrado, através das experiências vividas do sujeito, tendo como resultado as ações de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Ela auxilia no controle mental sobre a expressão motora e as necessidades do desenvolvimento do corpo. É a percepção de um estímulo, interpretação deste e a elaboração de uma resposta adequada. É uma harmonia de movimentos, um bom controle motor, uma boa adaptação temporal, espacial, boa coordenação viso-motora, boa atenção e um esquema corporal bem estruturado. A psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza o seu corpo para demonstrar o que sente e uma pessoa com problemas motores passa a ter problemas de expressão. A reeducação psicomotora lida com a pessoa como um todo, porém com um enfoque maior nos movimentos do corpo. A reeducação psicomotora deverá ser efetuada por um psicólogo, com especialização em psicomotricidade (psicomotricista), pois não será apenas uma mera aplicação de exercícios, mas será desenvolvida uma adaptação de toda a personalidade da criança.
O ser humano é muito complexo tudo é muito importante desde a concepção, todas as vivencias vão formando o sujeito através dos sentidos, desde o nascimento o mundo é sentido através do corpo, das sensações de desejo cumprido, da fome, do sono, do aconchego. O desenvolvimento psicomotor tem varias fases, mas é através de todos esses fatores que chegaremos à efetivação da aprendizagem através da linguagem oral e escrita, quando chegamos nesta aquisição já percorremos um longo caminho e já adquirimos milhares de habilidades.
Segundo Vygotsky aprendemos através da interação, da nossa sociedade de nossa cultura vivemos em uma sociedade onde o corpo é muito valorizado, pois este corpo é preparado e disciplinado para ser futuro Homem maquina e assim gerar capital. Somos numero em uma sociedade industrializada e capitalista, onde cada vez mais as pessoas estão alienadas e desconhecem a importância de seu papel como cidadãos e não só como braço trabalhador. Mas em contrapartida se não formos disciplinados para está sociedade sofreremos a exclusão.
A disciplina é necessária para se estabelecer a ordem, nas fabricas, no exército, na escola, na sociedade.
Antigamente o trabalhador era aceito de qualquer maneira, hoje passa por rigorosa seleção que avalia sua saúde física, mental.
Um corpo hábil é um corpo preparado para desempenhar alguma função. Mas não somos só corpo, somos um conjunto, Operar um objeto não significa que dominamos o seu significado, pode ser um mecanismo automático e repetitivo.
Como exigir do ser humano atitudes diferenciadas, se lhe foram tiradas a capacidade de criatividade, somos fruto de nossa sociedade. Ninguém da o que não tem.
Os professores precisam ter um olhar atento e reflexível, nunca esquecendo a importância de instigar seus alunos, provoca-los e não de juiz assim intervindo quando necessário para construir um mundo mais humanizado.

 Bibliografia
Artigo: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação Física e Ciência do Desporto, Curso de Licenciatura em Educação Física, Evelin Flores A Alfabetização Infantil: Um olhar a partir das contribuições da psicomotricidade Porto Alegre 2007.
Livro: Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem, Autor Vitor Fonseca.
Acessado dia 25/09/2012 ás 21h42min 

Nenhum comentário:

Postar um comentário