Atendimento
Psicopedagogico I - Educação Psicomotora
A partir dos estudos em
sala de aula e de alguns artigos e livros que serão anexados na bibliografia
compreendemos que a psicomotricidade estuda o desenvolvimento corporal, como um
conjunto indissociável, através de uma pirâmide, sendo seus pilares
Motricidade, Afetividade, e o Cognitivo esses pilares precisam estar em
harmonia para um bom desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
A Psicomotricidade está
ligada a concepção de movimento organizado e integrado, através das
experiências vividas do sujeito, tendo como resultado as ações de sua
individualidade, sua linguagem e sua socialização. Ela auxilia
no controle mental sobre a expressão motora e as necessidades do
desenvolvimento do corpo. É a percepção de um estímulo, interpretação deste e a
elaboração de uma resposta adequada. É uma harmonia de movimentos, um bom
controle motor, uma boa adaptação temporal, espacial, boa coordenação
viso-motora, boa atenção e um esquema corporal bem estruturado. A
psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o
indivíduo utiliza o seu corpo para demonstrar o que sente e uma pessoa com
problemas motores passa a ter problemas de expressão. A reeducação psicomotora
lida com a pessoa como um todo, porém com um enfoque maior nos movimentos do
corpo. A reeducação psicomotora deverá ser efetuada por um psicólogo, com
especialização em psicomotricidade (psicomotricista), pois não será apenas uma
mera aplicação de exercícios, mas será desenvolvida uma adaptação de toda a
personalidade da criança.
O ser humano é muito
complexo tudo é muito importante desde a concepção, todas as vivencias vão
formando o sujeito através dos sentidos, desde o nascimento o mundo é sentido
através do corpo, das sensações de desejo cumprido, da fome, do sono, do aconchego.
O desenvolvimento psicomotor tem varias fases, mas é através de todos esses
fatores que chegaremos à efetivação da aprendizagem através da linguagem oral e
escrita, quando chegamos nesta aquisição já percorremos um longo caminho e já adquirimos
milhares de habilidades.
Segundo Vygotsky aprendemos
através da interação, da nossa sociedade de nossa cultura vivemos em uma
sociedade onde o corpo é muito valorizado, pois este corpo é preparado e
disciplinado para ser futuro Homem maquina e assim gerar capital. Somos numero
em uma sociedade industrializada e capitalista, onde cada vez mais as pessoas
estão alienadas e desconhecem a importância de seu papel como cidadãos e não só
como braço trabalhador. Mas em contrapartida se não formos disciplinados para
está sociedade sofreremos a exclusão.
A disciplina é
necessária para se estabelecer a ordem, nas fabricas, no exército, na escola, na
sociedade.
Antigamente o
trabalhador era aceito de qualquer maneira, hoje passa por rigorosa seleção que
avalia sua saúde física, mental.
Um corpo hábil é um
corpo preparado para desempenhar alguma função. Mas não somos só corpo, somos
um conjunto, Operar um objeto não significa que dominamos o seu significado,
pode ser um mecanismo automático e repetitivo.
Como exigir do ser
humano atitudes diferenciadas, se lhe foram tiradas a capacidade de criatividade,
somos fruto de nossa sociedade. Ninguém da o que não tem.
Os professores precisam
ter um olhar atento e reflexível, nunca esquecendo a importância de instigar
seus alunos, provoca-los e não de juiz assim intervindo quando necessário para construir
um mundo mais humanizado.
Bibliografia
Artigo: Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Faculdade de Educação Física e Ciência do Desporto, Curso de
Licenciatura em Educação Física, Evelin Flores A Alfabetização Infantil: Um
olhar a partir das contribuições da psicomotricidade Porto Alegre 2007.
Livro: Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem, Autor
Vitor Fonseca.
Acessado dia 25/09/2012 ás 21h42min
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