sábado, 30 de março de 2013
Maria Teresa Mantoan - Ensinar e Aprender: nem tudo depende da didática
Estudando ,ampliando conhecimentos
Meu pé esquerdo
Esse assisti em sala na aula da Pós com a professora Patricia foi muito legal refletir no ser humano como um todo e não na dificuldade.
A internet é um mundo maravilhoso
Ray Charles - Filme
Um dos filmes mais incríveis que assisti ,Só quem sabe como é ter uma dificuldade é quem tem ,e só a própria pessoa pode se superar ele foi incrível .
filmes. Lições.Para.Toda.Vida.
Assisti esse filme ontem na T.v a cabo e me acabei de chorar um filme muito lindo
O Contador de Histórias O FILME
Esse filme assisti ontem na T.v a cabo e achei bem pertinente aos meus estudos atuais da Pós sobre a influencia do meio e sobre o investimento no sujeito e na sua formação .
Preciosa - Uma História de Esperança (Completo)
Dicas de filmes ,Esse filme é demais uma grande História de como o meio nos influência e de como as relações familiares nos marcam .
Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial - Assista e surpreenda-se!
Assisti esse filme várias vezes é muito bom.Como reflexão
Trabalho Pós Estudo de caso
O laudo original estava neste trabalho ,mais foi tirado por questões éticas .
Dados pessoais
Sujeito
8 anos
(Nascimento 01/12/2003)
Escolaridade 3° ano
Queixa
A principal queixa dos pais é
o atraso na fala
Histórico
O aluno x não tem um laudo,
tem um relatório de avaliação neuropsicológica que foi realizado em no ano de
2010, ele estuda em uma escola estadual. Esta no 3° ano (2 serie) Há dois anos esta neste colégio com
a mesma professora e tem evoluído com sucesso, Sua primeira professora nesta
escola não o aceitou dizendo que não saberia como trabalhar ,logo a direção o
redirecional a outra professora na qual tem uma vasta experiência em sala de
aula e inclusive com crianças com necessidades educacionais especiais,Também
tem formação em psicologia isto contribui para um olhar mais atento.
Segundo a professora ele
acompanha os demais alunos, existe uma sala de recursos e uma profissional
habilitada na escola, em uma conversa com ela, declarou que houve poucos
encontros com uma profissional anterior e que ainda não conhecia o aluno devido
a uma licença que usufruía. Disse que estava para começar esta avaliação com o
aluno.
A professora tenta dar uma
atenção diferenciada, mas o tempo é curto e são muitos alunos, acredita que se
houvesse uma auxiliar em sala teria mais sucesso. Ela acredita em seu potencial
indiferente de suas limitações e a lição a ser aprendida por todos é que,
talvez, a pergunta mais importante não seja “quanto essa criança poderá
aprender”, mas sim, “por onde devo começar”. Essa disponibilidade para ensinar
é o ponto de partida para todo empreendimento pedagógico.
São realizadas atividades de
sociabilizarão mais muitas vezes o aluno se nega a participar, tem dificuldade
em obedecer a regras, ele sabe escrever e tem facilidade com matemática, à
leitura é prejudicada pelo atraso na fala, e também pela timidez que tem aos
poucos ele vai se soltando. Existe uma preocupação para o próximo ano, pois
terá que trocar de professora.
Temos também outros fatores
que atrapalham como o fato de ele usar óculos, mas na sala em muitos momentos
se nega.
A mãe é figura presente e
comparece sempre que solicitada.
No relatório de Anammene temos
fatos e dados importantes a serem levados em conta:
Quando a mãe estava grávida de
sete meses sofreu uma queda o que causou disfunção de síntese pélvica (sic)
O bebe nasceu prematuro de
parto cesárea, Os pais já tinham filhos do relacionamento anterior de 15e 22
anos, eles afirmam que o único problema e o atraso na fala, dizem que o filho
se socializa bem com os colegas e que não sofre discriminação. Dizem também que
realiza bem as tarefas do cotidiano e cuidados pessoais.
É muito inteligente e
hiperativo e não possuem limites para nada acha que tem que ser atendido na
hora que quer e do jeito que quer, faz acompanhamento com a fonoaudióloga desde
1ª no e seis meses, aos quatro anos foi operado para retirada de uma catarata
congênita e faz acompanhamento e segundo o relatório avaliativo tem deficiência
intelectual, atraso na fala, distúrbio de comportamento, leve problema de
coordenação e aguarda tratamento ortopédico.
Conclusão
Concluímos que o material é
insuficiente que esse aluno deveria ser encaminhado para uma nova analise, desta
vez mais completa para que assim possa ter a ajuda de uma equipe multidisciplinar
que o ajude em seu desenvolvimento.
O relatório de avaliação
neuropsicológica esta com poucas informações com muitas lacunas a serem preenchidas,
esse relatório alega, Rendimento intelectual médio de acordo com a idade e
escolaridade, entretanto para que continue evoluindo é necessário à
continuidade com o tratamento fonoaudiologico e acompanhamento fisioterápico, e
psicoterapêutico com orientação familiar, como forma de garantir a
independência em sua vida cotidiana.
A inteligência é ilimitada e
não podemos rotular e nem desacreditar do potencial de aprendizagem de nenhum
aluno, seja a limitação que for o maior problema nas inclusões é a falta de
interesse das instituições de ensino em se comprometer e oportunizar uma chance
a esta criança, recursos e tempo. Mas principalmente vontade e amor.
Síntese discutida em sala de
aula com a orientação da professora e participação dos colegas.
Pudemos expor nosso caso e
compartilhar com a sala essa experiência, notamos o quanto a escola que
recebera este aluno tem pouca informação ou quase nada deve aceitar esse
estudante e se necessário depois fazer os encaminhamentos, mas esbarra muitas vezes,
na falta de aceitação dos pais que não aceitam as limitações de seus filhos, já
é dito que para um bom aprendizado se faz necessário à participação de pais e
escola juntos, para encontrar melhores soluções.
Refletindo sobre o relatório de
avaliação neuropsicológica, o profissional que esta avaliando não pode deixar
passar nenhuma informação, deve ser atento a tudo antes de diagnosticar, fazer testes,
atendimento individual e familiar e depois de uma analise bem feita e sem
esquecer que existem outros profissionais a serem consultado cada caso merece
uma atenção especial, pois existem muitos problemas associados exemplo comprometimento
de visão, dificuldade na fala entre outros, as patologias muitas vezes vem
acompanhadas então para não existir falhas se faz necessário esse trabalho com
uma equipe multidisciplinar. Notamos através da pesquisa sobre Paralisia cerebral ou encefalopatia crônica que
o aluno apresenta algumas características relacionadas a própria doença são
elas Deficiência intelectual, Atraso na fala, Distúrbio de comportamento.
Pesquisas sobre: Paralisia cerebral ou
encefalopatia crônica
A paralisia cerebral ou encefalopatia crônica
não progressiva é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas
vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais.
Acontece durante a gestação, no momento do
parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da
criança. É importante saber que o portador possui inteligência normal (a não
ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e
pela memória).
Mas se a visão ou a audição forem prejudicadas,
a pessoa poderá ter dificuldades para entender as informações como são
transmitidas; se os músculos da fala forem atingidos, haverá dificuldade para
comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos são observados, o
portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como
deficiente mental ou não inteligente.
A avaliação e o tratamento da paralisia
cerebral são feita por neurologistas infantis.
Algumas características são Deficiência
intelectual, Atraso na fala, Distúrbio de comportamento.
A classificação da "PC" é dada
conforme a topografia da lesão e/ou disfunção motora. Podendo apresentar
deficiência mental, epilepsia, distúrbio visual, comportamento, de linguagem
e/ou ortopédicos.
ECNPI- Encefalopatia
Crônica Não Progressiva da Infância
O desenvolvimento motor é
retardado. As características típicas desta classificação são movimentos
lentos, suaves e contorcidos. De acordo com o tipo destes movimentos existe uma
classificação que subdivide esse quadro clínico em três grupos: atitude, Coréia
e distonia.
Na atetóse encontra-se movimento involuntário, lento, também
denominado vermiforme, presente nos dedos dos pés e das mãos, os quais
dificultam a execução dos movimentos voluntários, pois estes são induzidos ou
se acentuam mediante emoção, mudança de postura ou na realização de movimentos
intencionais.
A Coréia é caracterizada por movimentos rápidos, amplos, irregulares e imprevisíveis comprometendo os músculos da face, os músculos bulbares, as partes proximais das extremidades e os dedos dos pés e das mãos. Estas características podem ser agravadas mediante estresse, excitação e febre.
Na distonia (também conhecida como distonia de torção) ocorrem contrações involuntárias, geralmente de grandes grupamentos e afetando principalmente os músculos proximais.
Nos pacientes com ECNPI discinética encontramos uma hipotonia (flacidez muscular) na infância, podendo haver uma mudança para hipertonia (rigidez muscular) na fase adulta. Assim sendo, é possível que um paciente mude de classificação ao longo do tempo.
A Coréia é caracterizada por movimentos rápidos, amplos, irregulares e imprevisíveis comprometendo os músculos da face, os músculos bulbares, as partes proximais das extremidades e os dedos dos pés e das mãos. Estas características podem ser agravadas mediante estresse, excitação e febre.
Na distonia (também conhecida como distonia de torção) ocorrem contrações involuntárias, geralmente de grandes grupamentos e afetando principalmente os músculos proximais.
Nos pacientes com ECNPI discinética encontramos uma hipotonia (flacidez muscular) na infância, podendo haver uma mudança para hipertonia (rigidez muscular) na fase adulta. Assim sendo, é possível que um paciente mude de classificação ao longo do tempo.
O tratamento consiste no controle das crises
convulsivas e da espasticidades, das complicações que possam surgir sejam elas
ortopédicas prevenindo contraturas e deformidades. Para que isso possa
acontecer é necessário um trabalho médico, psicológico e fisioterapêutico numa
conduta interdisciplinar.
Trabalho Pós Aspectos Neuropsicologicos do desenvolvimento I
Somos
sujeito através das relações
A relação entre a mãe e o bebé é
incrivelmente importante na formação do sujeito desde sua concepção e por toda
a sua vida, Se falarmos de um bebé desejado, e com todas as suas funções na
normalidade chegaremos à conclusão que o desenvolvimento se dará de acordo com
a energia e investimento daquela mãe do pai e posteriormente da familia, o
quanto eles esperaram deste bebé, o que representa naquele meio, e
posteriormente como será lida toda essa informação pelo bebé e como isso
afetará a sua formação como sujeito.
Claro que hoje em dia existem vários
modelos de familia, mas mesmo tendo quem te acolha a formação deixa a desejar,
quem não tem aquela mãe ou aquele pai, está sempre buscando algo em sua
formação, as pessoas no geral são complexas e mal resolvidas com seus conflitos
internos, medos, incerteças, inseguranças, com a propria projeção que os outros
esperam.
Cada pessoa é única e vai desenvolver
de acordo com sua visão de mundo, tem crianças com menos estimulos que acabam
virando sobrevieventes e desenvolvem mais habilidades que outras, pois sabem
que não terão ajuda ,têm outras que recebem muito mais e se sentem protegidas e
sentem menos necessidade de defesa, quando olhamos alguem é dificil entender os
porques sem avaliar o todo.
O que para alguns é importante para
outros não tem o menor significado, tudo depende do ponto de vista, que é muito
individual.
Se pensarmos em uma criança que nasce
em um lar desestruturado, com pessoas confusas, desorganizadas isso já será um
fator a perder nesta formação, ou com problemas fisicos ou mentais, já
entraramos em um campo mais delicado, pois além de suas complexas emoções, que
é proprio do ser humano ainda teremos que ver as superações deste sujeito, a
sua familia, os recursos, o potencial para desenvolver habilidades.
Hoje a educação inclusiva é bem discutida,
não funciona como deveria mais pelo simples fato de ter leis e de ser discutida
e de haver muito mais estudos sobre o tema acredito que esta caminhando para o melhor,
pois a educação no País ainda é atrassada se pensarmos em 100 anos de educação
não se mudou tanto assim, tanto que a escola não está fisicamente preparada
para receber um cadeirante, entre outras pessoas com outras necessidades. O
professor não tem preparo também para receber estes alunos e dar o que precisam,
já não temos para dar as crianças ditas normais, Isso tudo afeta a formação do
ser humano e seu potencial, a falta de oportunidades e investimentos.
Através das teorias
de Vygotsky entendemos que a aprendizagem e linguagem
são indissociáveis. São muitas as formas de comunicação verbal e não verbal,
olhares, gestos, movimentos e através da
interação de uns com os outros e com o mundo. Através destas relações se da à
aquisição do conhecimento.
Somos frutos do meio que vivemos, e esse fato influência diretamente em nossa
aquisição de linguagem e na formação do sujeito.
Encontramos muitas distorções na educação, na educação infantil é
construtivista, ensinamos as crianças a ser autonomas a pensar, a construir seu
conhecimento a perguntar, participar, trabalha-se o lúdico em todas as suas formas,
chegando ao primeiro ano coloca-se uma criança atrás da outra e não se deixa
que abram a boca e não é mais gostoso e nem criativo. Muitas vezes chato e repetitivo.
Não da para separar o profissional do pessoal, passamos sim para os
alunos conceitos que estão enraizados em nosso intimo, que foi como aprendemos.
Precisamos nos reconstruir diariamente tendo sempre em mente que evoluir
é preciso e refletir sobre a prática educativa todos os dias para gerar
melhores profissionais.
Bibliografia
Texto: A Formação do Sujeito como Ser de Relações
Acessado em 30/03 ás 08h25min
Psicanálise e desenvolvimnto infantil
Autor: Alfredo Jerusalisky e colaboradores
Coleção: Letra Psicanalitica
Edição: Artes e Oficios, Porto Alegre 2010.
Obs: Ainda não entreguei talvez ainda mude algo neste trabalho ,mas acho que o espirito é esse .
trabalhinhos da Pós vou publicar alguns derepente ajuda alguem
Atendimento
Psicopedagogico I - Educação Psicomotora
A partir dos estudos em
sala de aula e de alguns artigos e livros que serão anexados na bibliografia
compreendemos que a psicomotricidade estuda o desenvolvimento corporal, como um
conjunto indissociável, através de uma pirâmide, sendo seus pilares
Motricidade, Afetividade, e o Cognitivo esses pilares precisam estar em
harmonia para um bom desenvolvimento físico, emocional e intelectual.
A Psicomotricidade está
ligada a concepção de movimento organizado e integrado, através das
experiências vividas do sujeito, tendo como resultado as ações de sua
individualidade, sua linguagem e sua socialização. Ela auxilia
no controle mental sobre a expressão motora e as necessidades do
desenvolvimento do corpo. É a percepção de um estímulo, interpretação deste e a
elaboração de uma resposta adequada. É uma harmonia de movimentos, um bom
controle motor, uma boa adaptação temporal, espacial, boa coordenação
viso-motora, boa atenção e um esquema corporal bem estruturado. A
psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o
indivíduo utiliza o seu corpo para demonstrar o que sente e uma pessoa com
problemas motores passa a ter problemas de expressão. A reeducação psicomotora
lida com a pessoa como um todo, porém com um enfoque maior nos movimentos do
corpo. A reeducação psicomotora deverá ser efetuada por um psicólogo, com
especialização em psicomotricidade (psicomotricista), pois não será apenas uma
mera aplicação de exercícios, mas será desenvolvida uma adaptação de toda a
personalidade da criança.
O ser humano é muito
complexo tudo é muito importante desde a concepção, todas as vivencias vão
formando o sujeito através dos sentidos, desde o nascimento o mundo é sentido
através do corpo, das sensações de desejo cumprido, da fome, do sono, do aconchego.
O desenvolvimento psicomotor tem varias fases, mas é através de todos esses
fatores que chegaremos à efetivação da aprendizagem através da linguagem oral e
escrita, quando chegamos nesta aquisição já percorremos um longo caminho e já adquirimos
milhares de habilidades.
Segundo Vygotsky aprendemos
através da interação, da nossa sociedade de nossa cultura vivemos em uma
sociedade onde o corpo é muito valorizado, pois este corpo é preparado e
disciplinado para ser futuro Homem maquina e assim gerar capital. Somos numero
em uma sociedade industrializada e capitalista, onde cada vez mais as pessoas
estão alienadas e desconhecem a importância de seu papel como cidadãos e não só
como braço trabalhador. Mas em contrapartida se não formos disciplinados para
está sociedade sofreremos a exclusão.
A disciplina é
necessária para se estabelecer a ordem, nas fabricas, no exército, na escola, na
sociedade.
Antigamente o
trabalhador era aceito de qualquer maneira, hoje passa por rigorosa seleção que
avalia sua saúde física, mental.
Um corpo hábil é um
corpo preparado para desempenhar alguma função. Mas não somos só corpo, somos
um conjunto, Operar um objeto não significa que dominamos o seu significado,
pode ser um mecanismo automático e repetitivo.
Como exigir do ser
humano atitudes diferenciadas, se lhe foram tiradas a capacidade de criatividade,
somos fruto de nossa sociedade. Ninguém da o que não tem.
Os professores precisam
ter um olhar atento e reflexível, nunca esquecendo a importância de instigar
seus alunos, provoca-los e não de juiz assim intervindo quando necessário para construir
um mundo mais humanizado.
Bibliografia
Artigo: Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul, Faculdade de Educação Física e Ciência do Desporto, Curso de
Licenciatura em Educação Física, Evelin Flores A Alfabetização Infantil: Um
olhar a partir das contribuições da psicomotricidade Porto Alegre 2007.
Livro: Desenvolvimento Psicomotor e aprendizagem, Autor
Vitor Fonseca.
Acessado dia 25/09/2012 ás 21h42min
Reflexão da prática educativa
A cada dia me torno uma pessoa diferente ,em meu trabalho inicialmente tinha uma preocupação imensa em ser aceita,em agradar ,estou nesta profissão por paixão e havia me esquecido como as pessoas podem ser fofoqueiras e invejosas e o quanto isso nos afeta ,e depois de refletir muito ,tenho tentado fazer o meu trabalho da melhor forma posição sem me preocupar com os colegas e suas fofocas ,tenho pensado muito sobre minha prática ,minhas qualidades ,meus defeitos e tenho tentado ser uma pessoa melhor a cada dia .
Mas tenho me humanizado cada dia mais ,tenho me tornado mais sensível a cada dia convivendo com as crianças e com o seu desenvolvimento ,com seu amor .
Fico com muita saudades quando estou longe e quando tenho tempo de fazer reflexões que são muito necessárias .
Afinal precisamos evoluir e melhorar pois o que somos influencia na nossa pratica ,não separamos a pessoa do profissional .Amo imensamente meus alunos e tenho em mente que eu estou aprendendo muito mais que ensinando ,eles são maravilhosos .
Mas tenho me humanizado cada dia mais ,tenho me tornado mais sensível a cada dia convivendo com as crianças e com o seu desenvolvimento ,com seu amor .
Fico com muita saudades quando estou longe e quando tenho tempo de fazer reflexões que são muito necessárias .
Afinal precisamos evoluir e melhorar pois o que somos influencia na nossa pratica ,não separamos a pessoa do profissional .Amo imensamente meus alunos e tenho em mente que eu estou aprendendo muito mais que ensinando ,eles são maravilhosos .
domingo, 24 de março de 2013
Música infantil
CACHORRINHO
ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
FUI AO MERCADO
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA
EU SACUDI,SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO
E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM
E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM
EU SACUDI, SACUDI, SACUDI
MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR
Ciranda da Bailarina
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir,
Medo de cair,
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Reparando bem, todo mundo tem
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem
Procurando bem
Todo mundo tem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir,
Medo de cair,
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Reparando bem, todo mundo tem
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem
Procurando bem
Todo mundo tem
Tomatinho vermelho
Tomatinho feliz a rua
atravessou
Caminhoneiro feliz tomatinho esmagou
POBRE do tomatinho!
COITADO do tomatinho!
Ketchup virou
Caminhoneiro feliz tomatinho esmagou
POBRE do tomatinho!
COITADO do tomatinho!
Ketchup virou
Fui Morar Numa Casinha
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá
Uma lagartixa xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de florzinha nha
saiu de lá lá lá uma princesinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
(joga bjs)
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de morceguinho nhos
Saiu de lá lá lá uma bruxinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Ah ah ah
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá
Uma lagartixa xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de florzinha nha
saiu de lá lá lá uma princesinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de morceguinho nhos
Saiu de lá lá lá uma bruxinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e Fez assim
Ah ah ah
Infestada da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá
Uma lagartixa xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de florzinha nha
saiu de lá lá lá uma princesinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
(joga bjs)
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de morceguinho nhos
Saiu de lá lá lá uma bruxinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Ah ah ah
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de cupim pim pim
Saiu de lá lá lá
Uma lagartixa xa
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de florzinha nha
saiu de lá lá lá uma princesinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim
Fui morar numa casinha nha
Infestada da de morceguinho nhos
Saiu de lá lá lá uma bruxinha nha
Olhou pra mim
Olhou pra mim e Fez assim
Ah ah ah
A Casa
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero
Boneca de lata
Minha boneca de lata caiu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora pra fazer a operação
Desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com um braço no chão
Levou mais de duas horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o outro braço no chão
Levou mais de três horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com uma perna no chão
Levou mais de quatro horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com a outra perna no chão
Levou mais de cinco horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o corpo no chão
Levou mais de seis horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o bumbum no chão
Levou mais de sete horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Ficou bom!
Levou mais de uma hora pra fazer a operação
Desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com um braço no chão
Levou mais de duas horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o outro braço no chão
Levou mais de três horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com uma perna no chão
Levou mais de quatro horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com a outra perna no chão
Levou mais de cinco horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o corpo no chão
Levou mais de seis horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Minha boneca de lata caiu com o bumbum no chão
Levou mais de sete horas pra fazer a operação
Desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, desamassa aqui, pra ficar bom
Ficou bom!
Palavrinhas Mágicas
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
Ao ,voa Abelhinha
Voa,voa abelhinha
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Voa,voa abelhinha
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Voa,voa abelhinha
Vai voando sem parar
Voa entre as florzinhas
Pro melzinho preparar
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim
Zum,zum,voa abelhinha
Zum,zum,voa abelhinha
Voa,voa abelhinha
Entre as flores do jardim
Voa,voa abelhinha
Faz melzinho para mim
Motorista
Motorista,motorista
olha a pista,olha a pista
nela tem buracos,nela tem buracos (Há há há)
Cobrador,cobrador
olha o troco,olha o troco
está tudo errado, esta tudo errado(há há há)
Motorista,motorista
olha o poste, olha o poste
Não é de borracha,não é de borracha
vai bater...já bateu
olha a pista,olha a pista
nela tem buracos,nela tem buracos (Há há há)
Cobrador,cobrador
olha o troco,olha o troco
está tudo errado, esta tudo errado(há há há)
Motorista,motorista
olha o poste, olha o poste
Não é de borracha,não é de borracha
vai bater...já bateu
A linda rosa
juvenil
Temas Infantis
A
linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar
Vivia alegre em seu lar, em seu lar
E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
que adormeceu a rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
E um dia veio um belo rei, belo rei
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim
que despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei
batemos palmas para o rei, para o rei
Sapo Jururu
Temas Infantis
Sapo
Jururu na beira do rio
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento
Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento
Indiozinho
Temas Infantis
Um
, dois, três indiozinhos
quatro , cinco, seis indiozinhos
sete , oito, nove indiozinhos
dez num pequeno bote
quatro , cinco, seis indiozinhos
sete , oito, nove indiozinhos
dez num pequeno bote
Iam
navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou
quase, quase virou
MAIS NÃO VIROU!
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou
quase, quase virou
MAIS NÃO VIROU!
sábado, 16 de março de 2013
Obrigado meu Deus por tudo
Obrigado meu Deus por cada segundo vivido ,por todas as pessoas maravilhosas que me rodeiam principalmente meu filho,meu marido ,minha mãe que são pessoas muito especiais para mim e muitas outras que alegram minha vida .
minhas aulas da Pós recomeçaram não vejo a hora de acabar ,gostaria de fazer atividade física mais infelizmente o tempo é curto e acho que não aguentaria ,fico bem cansada com minha rotina ,isso porque eu não trabalho de fim de semana .
Quem sabe quando acabar a Pós .rola uma atividade física ou dança obaaaaaaaaaaaaaa.
minhas aulas da Pós recomeçaram não vejo a hora de acabar ,gostaria de fazer atividade física mais infelizmente o tempo é curto e acho que não aguentaria ,fico bem cansada com minha rotina ,isso porque eu não trabalho de fim de semana .
Quem sabe quando acabar a Pós .rola uma atividade física ou dança obaaaaaaaaaaaaaa.
Élmer o elefante diferente
Estou fazendo um livro de texturas com as crianças são 10 paginas ,a historia escrevi na barriga do elefante e nos pés e em volta do elefante está as texturas e pintura deles também ,vai ficar lindo
HISTÓRIA: ELMER O ELEFANTE
Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes novos, elefantes velhos, elefantes altos, magros ou gordos. Elefantes assim, elefantes assado, todos diferentes, mas todos felizes e da mesma cor. Todos, quer dizer, menos o Elmer.
O Elmer era o diferente. O Elmer era aos quadrados. Ele era amarelo e cor de laranja, cor - de- rosa, roxo, azul, verde, preto e branco. Ele não era cor de elefante, mas sempre fazia os outros elefantes felizes com suas trapalhadas. Quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.
Uma noite o Elmer não conseguia dormir; estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. “ Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados”, pensou ele. “Não admira que se riam de mim.” De manhã, enquanto os outros ainda estavam dormindo, o Elmer escapou-se de mansinho, sem ninguém perceber.
Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais. Todos diziam: “Bom dia, Elmer.” E de cada vez o Elmer sorria e dizia: “Bom dia.” Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava: uma grande árvore. Uma grande árvore coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se à árvore com toda a sua força, até os frutos caírem todos no chão. Quando o chão estava todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e esfregou-se todo com eles, uma vez e outra vez, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem de cor de laranja, nem de azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. Quando acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer, e foi novamente até a manada
De volta, passou pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia”, muito satisfeito por não ser reconhecido.
Quando Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muito quietos. Alguma coisa havia acontecido? Mas que seria? Olhou em volta: a mesma floresta de semp re, o mesmo céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. Elmer olhou para eles que estavam absolutamente imóveis, sérios Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia agüentar mais. Levantou a tromba e berrou com tanta força: BUUUU!
Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um pro seu lado. “São Trombino nos valha!”, disseram eles, e depois viram Elmer rir perdidamente. “Elmer”, disseram eles. “Tem de ser o Elmer.” E depois os outros elefantes também riram muito.
Enquanto estavam rindo a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima de Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefa ntes não paravam de rir enquanto Elmer v oltava às cores do costume. “Oh Elmer”, ofegou um velho elefante. “Já tens pregado boas brincadeiras, mas esta foi a melhor de todas. Temos que comemorar este dia todos os anos. Vai ser o dia do Elmer.
Todos os elefantes vão ter de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante.
E foi isso mesmo que aconteceu. Num certo dia do ano, pintaram-se todos e defilaram. Neste dia, se vires um elefante todo colorido, já sabe que é Elmer.
O Elmer era o diferente. O Elmer era aos quadrados. Ele era amarelo e cor de laranja, cor - de- rosa, roxo, azul, verde, preto e branco. Ele não era cor de elefante, mas sempre fazia os outros elefantes felizes com suas trapalhadas. Quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.
Uma noite o Elmer não conseguia dormir; estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. “ Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados”, pensou ele. “Não admira que se riam de mim.” De manhã, enquanto os outros ainda estavam dormindo, o Elmer escapou-se de mansinho, sem ninguém perceber.
Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais. Todos diziam: “Bom dia, Elmer.” E de cada vez o Elmer sorria e dizia: “Bom dia.” Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava: uma grande árvore. Uma grande árvore coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se à árvore com toda a sua força, até os frutos caírem todos no chão. Quando o chão estava todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e esfregou-se todo com eles, uma vez e outra vez, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem de cor de laranja, nem de azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. Quando acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer, e foi novamente até a manada
De volta, passou pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia”, muito satisfeito por não ser reconhecido.
Quando Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muito quietos. Alguma coisa havia acontecido? Mas que seria? Olhou em volta: a mesma floresta de semp re, o mesmo céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. Elmer olhou para eles que estavam absolutamente imóveis, sérios Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia agüentar mais. Levantou a tromba e berrou com tanta força: BUUUU!
Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um pro seu lado. “São Trombino nos valha!”, disseram eles, e depois viram Elmer rir perdidamente. “Elmer”, disseram eles. “Tem de ser o Elmer.” E depois os outros elefantes também riram muito.
Enquanto estavam rindo a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima de Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefa ntes não paravam de rir enquanto Elmer v oltava às cores do costume. “Oh Elmer”, ofegou um velho elefante. “Já tens pregado boas brincadeiras, mas esta foi a melhor de todas. Temos que comemorar este dia todos os anos. Vai ser o dia do Elmer.
Todos os elefantes vão ter de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante.
E foi isso mesmo que aconteceu. Num certo dia do ano, pintaram-se todos e defilaram. Neste dia, se vires um elefante todo colorido, já sabe que é Elmer.
David Mckee
Atividade A cobra Banguela
Educação infantil é tudo lúdico ,peguei uma caixa e intitulei de caixa surpresa peguei uma cobra muito parecida com uma real ,que era do meu filho quando pequeno ,ela é de madeira e é articulada e ainda faz um barulhinho essa atividade durou com bastante teatro uma hora ,as crianças amaram ,claro teve o momento de curiosidade o do medo ,o da coragem , o do toque e é claro no final contei que era de brinquedo e todos olharam e colocaram a mão e notaram que era de madeira foi uma delicia .
Aqui abaixo tem o texto que contei .
Esses dias comprei um pintinho amarelinho de brinquedo,Segunda terá caixa surpresa e contarei uma história e cantarei a musica do pintinho amarelinho vai ser bem divertido .
A COBRA BANGUELA
MARIELA ERA UMA COBRA
COM MANIA DE SER GENTE
NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO
DE SER SÓ SERPENTE
FICAVA OLHANDO AS CRIANÇAS
BRINCANDO PELO QUINTAL
QUERIA SER UMA DELAS
MOSTRAR QUE ERA A TAL
FAZENDO BOLAS ENORMES
COM SUA GOMA DE MASCAR
MARIELA, TODA PROSA,
SAÍA A PASSEAR.
NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO
IA TODA RADIANTE
COMIA UM BRIGADEIRO
TOMAVA REFRIGERANTE
TAL QUAL ALGUMAS CRIANÇAS
NÃO CUIDAVA DE SEUS DENTES
NEM SE LEMBRAVA DA ESCOVA
QUE GANHARA DE PRESENTE
UM DIA ASSIM DE REPENTE
MARIELA DESCOBRIU
QUE UM DOS SEUS LINDOS DENTES
SEM MAIS NEM MENOS, CAIU
E LOGO CAIRAM OUTROS
DEIXANDO A NOSSA MARIELA
SEM PODER MORDER MAIS NADA:
ERA UMA COBRA BANGUELA...
Reflexão Vida profissional
Agora depois de toda ansiedade inicial do meu trabalho e de muitos ajustes e adaptações sinto que estou menos ansiosa e mais confiante com meu desempenho ,acredito que está sendo muito melhor do que eu esperava ,não que seja fácil mais com dedicação nada é impossível .
acredito que escolhi muito bem a minha profissão estou imensamente feliz e realizado com o momento atual.
Os meus alunos se integraram muito bem e são ótimos estou apaixonada ,claro que tem momentos de estresse ,mas as coisas próprias de criança e da idade ,e acredito que eu é que tenho que me adaptar a eles e estar sempre buscando novas estrategias ,afinal eu sou a líder da sala .
Tudo que vejo de legal penso neles ,Eu não tenho auxiliar na sala mais seria complicado ter e se de repente a colega é ruim ,não se esforça acaba até atrapalhando ao invés de ajudar ,se eu errar quero que seja por mim e não pelos outros é um teste também para que eu possa desenvolver minha pratica educativa .
Viver um dia de cada vez com calma também é importante ,e sempre lembrando que não nascemos prontos estamos em processo de construção dia dia .
Tenho cumprido tudo que me proponho e acredito que quanto mais experiencia mais segura agente vai ficando e desenvolvendo um trabalho com mais facilidade e com menos drama .
Comemorando então 6 meses de trabalho ,que estão sendo vividos de forma tão intensa que parece que fazem anos .para o próximo trimestre lá para maio acredito que será bem mais fácil ,fazer relatório ,desenvolver projetos ,o próprio diário de sala ,que a principio parecia um bicho de sete cabeças já esta ficando claro para mim.
Os pais que no começo causaram tumulto por não me conhecer já se acalmaram e está tudo bem ,Adoro o lúdico as crianças na faixa de 4 anos são demais eles acreditam em tudo que contamos ,ainda mais sendo a professora é lindo esse processo de construção do conhecimento .
meu relatório mensal para guardar de recordação o primeiro de muitos
acredito que escolhi muito bem a minha profissão estou imensamente feliz e realizado com o momento atual.
Os meus alunos se integraram muito bem e são ótimos estou apaixonada ,claro que tem momentos de estresse ,mas as coisas próprias de criança e da idade ,e acredito que eu é que tenho que me adaptar a eles e estar sempre buscando novas estrategias ,afinal eu sou a líder da sala .
Tudo que vejo de legal penso neles ,Eu não tenho auxiliar na sala mais seria complicado ter e se de repente a colega é ruim ,não se esforça acaba até atrapalhando ao invés de ajudar ,se eu errar quero que seja por mim e não pelos outros é um teste também para que eu possa desenvolver minha pratica educativa .
Viver um dia de cada vez com calma também é importante ,e sempre lembrando que não nascemos prontos estamos em processo de construção dia dia .
Tenho cumprido tudo que me proponho e acredito que quanto mais experiencia mais segura agente vai ficando e desenvolvendo um trabalho com mais facilidade e com menos drama .
Comemorando então 6 meses de trabalho ,que estão sendo vividos de forma tão intensa que parece que fazem anos .para o próximo trimestre lá para maio acredito que será bem mais fácil ,fazer relatório ,desenvolver projetos ,o próprio diário de sala ,que a principio parecia um bicho de sete cabeças já esta ficando claro para mim.
Os pais que no começo causaram tumulto por não me conhecer já se acalmaram e está tudo bem ,Adoro o lúdico as crianças na faixa de 4 anos são demais eles acreditam em tudo que contamos ,ainda mais sendo a professora é lindo esse processo de construção do conhecimento .
meu relatório mensal para guardar de recordação o primeiro de muitos
Relatório Mensal Fevereiro -
2013
Estágio: Mini Grupo II A
Professora: Rita
No decorrer do mês de Fevereiro,
nossa turma se deparou com desafios, o primeiro foi à adaptação, voltar depois
de férias em família é sempre difícil.
Mas pelo fato de conhecê-los do
ano passado isso facilitou a nossa integração.
Trabalharemos com
projetos trimestrais, cujo eixo do ano de 2013, é Solidariedade se aprende desde cedo, e dentro
disso o nosso primeiro projeto aborda Identidade através da amizade, dos sentidos e do respeito à diversidade.
Neste primeiro mês trabalhamos as
letras do nome e do nome dos amigos de sala, trabalhamos a importância da família e o tamanho desta família para assim também
conhecer nossos pequenos, Falamos muito sobre o respeito pelo amigo, pela professora, pelos
pais.
Conversamos
muito sobre regras e combinados, afinal é bem próprio da idade testar os
limites. Abordamos também o
trabalho em equipe
Atividades com números de 1 a 3
e seguiremos subindo até findar o ano no número 31, pois trabalhemos ao longo
do ano o calendário.
Experimentamos as misturas de cores através da nossa atividade com pintura surpresa, Foram momentos maravilhosos
de muita descoberta, brincamos muito, Nesta idade se
faz necessário que se repitam muitas vezes as músicas e as brincadeiras para
que assim assimilem como corre cotia,vivo ou morto,telefone sem fio,passa-anel,
Sem contar o fator organização eles bagunçam e não querem guardar e precisa ser
feito um trabalho a respeito disso e eu frisei bastante bagunçou tem que
arrumar os brinquedos e colaborar com a sala com os colegas e com a professora
.
Neste começo de ano alguns comportamentos tem que ser frisados
pois se repetiram pelo resto do ano, seguimos uma rotina então é importante ,definir horários onde todos vão escovar os dentes, ir ao banheiro entre outras
atividades.
Finalizamos com chave de ouro com tudo que foi proposto para ser realizado
para o mês de Fevereiro.
Finalizando estou feliz demais com meu trabalho ,lá tudo muito intenso ,mais acredito que se cada um fizer o seu trabalho bem feito já está ótimo.
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