segunda-feira, 23 de novembro de 2009

educação ludica

Hoje foi praticamente a ultima aula de Educação Ludica ....uma peninha eu gosto muito A proxima aula é prova e depois encher linguiça ....
Resumindo o que foi estudado nesta diciplina ,vamos começar pelo livro adotado
OS JOGOS E O LÚDICO - NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O CONTEUDO DO LIVRO FOI BEM TRABALHO ,MAIS FOI INDICADO DIVERSAS LEITURAS COMO :
HOMO LUDENS -HUZINGA
CRESCER E BRINCAR O RESGATE DO JOGO INFANTIL -ADRIANA FRIEDMAM

A Psicanálise dos Contos de Fadas, publicado pela Bertand Editora (8ª Ed, 1999) leva os leitores numa maravilhosa viagem aos contos de fadas através da perspectiva psicológica e social.
Bruno Bettelheim, psicólogo infantil reconhecido mundialmente pelo seu trabalho com crianças autistas, Doutorado pela universidade de Viena e radicado nos Estados Unidos da América, reflecte profundamente sobre os efeitos benéficos dos contos infantis na criança, senão também nos adultos, ajudando pais, educadores, professorese outros profissionais que actuam junto das crianças a compreender os fantásticos impactos dos contos no desenvolvimento pessoal, social e afectivo da criança.
Alémdo entretenimento, os contos infantis fornecem à crianças pistas para a resolução dos seus problemas desenvolvimentais, sejam estes lidar com as mudanças de vida, lidar com o divórcio, enfrentar um amigo na escola, aprender a lutar pelo que se deseja, aprender aganhar autonomia, lutar pela maturidade,libertar as emoções recalcadas, etc.
Por outro lado, o leitor aprofunda conhecimentos ao nível das teorias da psicologia, sociologia e psicanálise. Conhecidas expressões como o Complexo de Édipo, o Inconsciente, Id, Ego, Superego, Integração,Autonomia, Principio do Prazer versus Principio da Realidade, entre outras, serão exploradas tendo sempre como ponto de reflexão principal um ou mais conto de fadas e o seu efeito na criança.
Nesta obra absorvente, o leitor irá contactar com histórias mundialmente conhecidas como Hansel and Gretel, A Menina do Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida, A Gata Borralheira, Branca de Neve, João e o Feijoeiro Gigante, A Bela e o Monstro, Barba Azul, entre muitasoutras. Além disso, receberá pistas importantes sobre a arte de contarhistórias, pois a verdadeira história infantil deve ser contada e não lida ou visualizadapela criança: desta forma, a imaginação e criatividade dos pequenos são elevadas ao máximo.
A leitura desta obra fará os adultos retornarem à infância, reviverem a felicidade do conto popular e reflectirem sobre a educação e evolução que desejam para as crianças de hoje, infelizmente, tão desligadas do fabuloso mundo do conto de fadas.

O LUDICO EM DIFERENTES CONTEXTOS -STA MARIA PIRES DOS SANTOS
NA VERDADE ERA PARA FAZER UM RESUMO DO PRIMEIRO CAPITULO MAIS ACABEI LENDO O LIVRO TODO ...MAS O LIVRO SE RESUME NO FINAL EM SEU PRIMEIRO CAPITULO .
O livro apresenta abordagens diferentes sobre temas atuais relacionados com o lúdico, oferecendo ao leitor uma visão geral sobre brinquedoteca, desde sua origem até o acervo lúdico atual. Permite aprofundar temas específicos como usos e significações dos jogos e brinquedos, a resiliência, as origens da capacidade simbólica, os jogos tradicionais, a criança e o computador e ainda possibilita conhecer diferentes experiências através dos relatos de brinquedotecas universitárias, hospitalares, comunitárias e escolares, que certamente contribuirão para o aprofundamento do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário