sábado, 31 de outubro de 2009

O que o motiva levantar da cama todas as manhãs?



O que o motiva levantar da cama todas as manhãs?por Caio Cesar Santos - caio@decidaserfeliz.com
Esta é uma simples pergunta que muitas vezes deixamos de nos fazer. Somos sugados pela correria do dia-a-dia e mergulhamos em nossa rotina sem nos perguntarmos o porquê de estarmos fazendo as coisas que fazemos. Todos nós temos um propósito na vida, uma energia vital que faz nossos olhos brilharem, nosso sangue ferver e torna a nossa vida uma maravilhosa exploração em busca do nosso sonho. Segundo Richard Leiter, autor do livro "O Poder do Propósito", propósito é a nossa dimensão mais profunda, a essência que nos dá um intenso sentimento de quem somos, de onde viemos e para onde vamos. Quando gastamos nosso precioso tempo com atividades que consideramos sem importância, nossa auto-estima diminui. Segundo a hierarquia das necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow, após suprirmos nossas necessidades básicas (comida, roupa, teto etc.) e sentirmos que estamos em solo enraizado, amados e reconhecidos, precisamos focar nossa vida no nosso propósito, caso contrário lidaremos permanentemente com inquietação e descontentamento. Para ser realizado e feliz um pintor precisa pintar, um músico precisa tocar e você precisa descobrir o seu talento, seu propósito maior e persegui-lo. E é tão único como sua impressão digital. Cada vida é uma experiência única. Para ajudá-lo a descobrir se está no caminho certo basta responder as perguntas do "Questionário de Vitalidade" abaixo:
Sinto que existe equilíbrio em minha vida?
Dou regularmente vigorosas gargalhadas?
Vivo meus sonhos?
Tenho me permitido tempo para a solidão?
Tenho pelo menos duas pessoas acolhedoras na minha vida?
Sinto a energia de uma ótima saúde?
Tenho uma atividade espiritual na vida?
Sinto que minha vida é importante?
Minha recreação me recria?
Tenho coragem de dizer "Não"? Total de respostas sim: ____ Esta é uma excelente oportunidade de reflexão. O número total de respostas "Sim" reflete claramente as escolhas que você tem feito para levar uma vida que valha a pena e que o leve a sentir "êxtase de estar vivo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário