sábado, 8 de agosto de 2009

NÃO É BRINCADEIRA.

NÃO É BRINCADEIRA.
Nós, brasileiros, temos a tendência de minimizar a gravidade das coisas. Em alguns casos isso é bom, mas em casos como a GRIPE A isso é preocupante. Observe que os casos vêm aumentando e as pessoas falam que só tomarão providências preventivas se a doença proliferar ainda mais. Entretanto, é justamente para a doença não proliferar que precisamos tomar certas atitudes o quanto antes: - Fortaleça seu sistema imunológico através de sua alimentação: - Inclua em sua dieta: iogurte natural, cebola, alho, chá de gengibre, salmão, bacalhau e sardinha, cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve, fígado de boi e semente de abóbora.- Evite ingerir alimentos que deprimem o sistema imunológico, tais como carnes vermelhas e derivados, óleo de milho, de girassol ou de soja. - Beba bastante água. - Lave as mãos freqüentemente com água e sabão.Sempre que chegar em sua casa, não mexa em nada e vá diretamente lavar as mãos. - Desinfete constantemente as superfícies (balcão de atendimento, maçaneta, corrimão, portões, etc.) e objetos (caneta, prancheta, etc.) com álcool. - Não compartilhe utensílios (copos, xícaras, talheres, etc..), toalhas e objetos pessoais com outras pessoas. - Quando estiver em locais públicos (ônibus, trem, shopping, etc), evite tocar em seu rosto e lave a mão assim que possível. - Evite o contato com o rosto de outras pessoas. Lembre-se que a sua vida e a vida das pessoas que você ama pode depender de sua atenção a estas prevenções.
O maior risco de contaminação é através do contato com objetos (caneta, dinheiro, etc.) e superfícies (maçaneta, corrimão, botão de elevador, etc.) infectadas. O vírus da Gripe A permanece nos locais tocados por uma pessoa portadora do vírus. Se tocarmos no local infectado e passarmos a mão no rosto, o vírus entra em contato com nossa boca, nariz e olhos, se instalando em nossas vias respiratórias, desenvolvendo a doença. Mesmo que a doença não se manifeste em nós, podemos nos tornar transmissores da mesma. ATENÇÃO - MÁSCARA
O uso da máscara é importante em pessoas já infectadas para evitar a transmissão às outras pessoas.
Em pessoas não infectadas, o USO DA MÁSCARA PODE SER PREJUDICIAL: se a pessoa tocar em algo contaminado e levar a mão ao rosto, o vírus encontra um local ideal para sua proliferação na área úmida entre a máscara e o nariz e boca.

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS:

Sintomas apresentados na Gripe A que não se manifestam com a gripe comum:
- Vômito, diarréia, febre alta, falta de ar, tontura, desidratação, dor nas articulações, sinais de agravando (ex.: dor no peito).

Sintomas similares nos 2 tipos de gripe:
- Dor de cabeça, dor de garganta, tosse, dores musculares, fraqueza.

Sintomas apresentados na gripe comum que dificilmente se manifestam com a Gripe A:
- Espirros e coriza.

Não se assuste com uma gripe comum, mas não vacile em caso de suspeita de Gripe A.

Estão sendo realizados exames particulares nos hospitais abaixo. Os hospitais são:Sabará (Hospital Infantil)SamaritanoSírio-LibanêsSanta CatarinaSão postos do Fleury dentro destes hospitais, que estão realizando o exame particular (R$ 115,00). O resultado sai em 48 horas. Quanto antes diagnosticado o vírus melhor, pois o tal remédio Tamiflu, indicado para a gripe só faz efeito nas primeiras 72 horas do início dos sintomas, depois não resolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário