domingo, 16 de setembro de 2012

Reflexão constante é necessária

Felicidade imensa e sede de conhecimento , Sou formada em Pedagogia e cursando Pós em Psicopedagogia terceiro mês estou amando a Pós,A matéria atual é Motricidade é muito interessante entender o papel do corpo no processo de evolução da aprendizagem é um conjunto inseparável na pirâmide entre Motricidade,Afetividade e Cognitivo.
Entender a importância de cada acontecimento desde a concepção do bebe ,o Papel dos pais,O papel da cultura social.
Nas aulas a principio quando o professor disse sobre a industrialização que nosso modelo escolar foi criado em cima disto ,como exemplo as crianças entram na escola as 7 que é o mesmo horário que entraram nas fabricas ou a lista de chamada aliada a ponto que o funcionário vai bater ,que na escola estamos disciplinando esta pessoa para o seu futuro profissional como ser educada ,trabalhar em equipe ,respeitar os colegas fora as habilidades que aprender na escola .
conversamos também em aula sobre a alienação da sociedade sobre o sistema a televisão .sobre a falta de consciência das pessoas no seu papel no mundo agimos sem pensar através dos estímulos da sociedade do meio como diz Vygotsky aprendemos através da interação ,existe muita gente vivendo no piloto automático mas acredito que a escola é a base para que no futuro a pessoa possa escolher ser dona de si e consciente do seu papel no mundo e não mais um marionete da sociedade .
muitas vezes podemos ser discriminados por nossas opiniões ,mas ainda assim eu quero ser livre pelo menos no meu pensamento ninguém manda .
O meu trabalho estou aprendendo muito ,apesar de cansativo estou muito feliz a pratica é muito importante sem ela estudar não é nada .



Curso Cidade dos Meninos


O curso foi muito proveitoso,trocarmos muitas informações ,tem um curso por mês pretendo fazer todos assim vou refletindo sobre a minha Pratica Pedagógica .
trocamos contatos.
Aprendi que é necessário refletir sempre com um olhar objetivo e que argumentar é positivo ,mas com conhecimento de causa .
Planejamento é muito importante ,saber sempre onde quer chegar e ficar feliz quando as crianças erram ,pois através do erro temos a oportunidade de aprender .
Quanto ao registro no papel pensar é para quem esse registro ,ter argumentos para que fez ,qual foi o objetivo .
A grande sacada é como aplicar os conteúdos ,um olhar atento e sensível é fundamental.
Ideias para trabalhar Matemática na educação infantil ,Fita métrica ,peso das crianças ,tudo muito lúdico.
Lúdico+Matemática tem que estar colado pois nesta fase a criança aprende através do prazer .
Quando brincar tem que ser intencional tem saber porque e para que .Afinal Brincadeira é coisa seria .
A criança quando brinca compara ,imita ,conta ,sente entre outras coisas .
Trabalhar quantidade juntar tampinhas de garrafa pet ,para trabalhar quantidade cheio e vazio entre outros conteúdos .
Muitas pessoas pensar que a Educação Infantil é só brincadeira mais não é .estamos preparando essas crianças para vida criando uma pirâmide entre a Motricidade. a Afetividade e o Cognitivo.O equilíbrio entre essas três pontas é o que nos faz capazes de tudo .

brincadeiras como Coelhinho sai da toca ,trabalho muitos conceitos. além de dentro e fora trabalha coordenação motora ,respeito ,ansiedade ,linguagem oral entre outras .
Pesquisar o jogo nunca 10 ,que não conheço mas foi verificar para ver se se caixa na faixa etária que trabalho .
Conversamos também sobre violência ,constrangimento ,nossa linguagem somos exemplos as crianças nos imitam o tempo todo precisamos tomar muito cuidado com o que falamos e com nossa linguagem corporal.
No berçário podemos trabalhar o corpo aliado com as formas geométricas com cores variadas .
Finalizando foi muito bom.